top of page
AdobeStock_29361789.jpeg

 Fundição de Arte

Fundição de Arte

A fundição de Arte é um dos primeiros processos conhecidos na história de trabalhar o Bronze.

A fundição permite de uma forma rápida e económica obter formas complicadas.

A nossa origem está ligada à fundição em Bronze por cera perdida, atividade que iniciamos em 2001 de forma independente.

Desde 2001 até ao presente fomo-nos especializando em outros processos de fundição, como a fundição por areia e alargando o tipo de materiais que fundimos atualmente: Alumínio, Latão ou ferro fundido.

Também desenvolvemos capacidades no acabamento de Bronze e outros metais, como polimento espelho ou um vasto leque de patines com diferentes cores

Fundição Por Cera Perdida

Fundição de Areia-5.jpg

01

Cera Perdida

Utilizamos maioritariamente o processo de fundição por cera perdida, para a reprodução de esculturas, relevos e monumentos em bronze.

 Para médias e grandes esculturas utilizamos o processo por revestimento em casca cerâmica. 

Para pequenas esculturas usamos o método de “Block Mold” que permite igualmente um grande grau de detalhe com tempos de produção mais curtos. 

02

Acabamento

O processo de Fundição por Cera Perdida permite um excelente acabamento final das esculturas a reproduzir, uma mais-valia importante, dado que a função de um bom fundidor é a de reproduzir o mais fielmente possível a obra de arte que tem entre mãos.​

O processo de fundição por cera perdida consegue peças com alto grau de precisão e detalhe.

03

Materiáis

Podemos para fundir peças de materiais ferrosos e não ferrosos como bronze, alumínio, aço Inox ou ferro.​

04

Formas

As esculturas podem ter formas complicadas e detalhadas, como por exemplo joias, próteses dentarias, todo o tipo de peças para máquinas e indústria automóvel e claro esculturas em bronze ou alumínio com as mais diversas formas e tamanho

Processo De Fundição Por Cera Perdida

Fundição Por Areia Química

Fundição de Areia-4.jpg

01

Areia Quimica

Para esculturas mais simples, sem grande grau de detalhe estamos equipados com equipamentos para produção de esculturas pelo processo de areia química.

02

Acabamento

O processo de fundição por areia química utiliza um aglomerante químico para unir os grãos de areia e formar o molde e permite obter peças com boa precisão dimensional e acabamento superficial.

03

Materiáis

É usado para fundir diversos metais tais como Ferro, aço, alumínio, cobre ou bronze.

A peças podem ter vários tamanhos, formas complexas.

04

Formas

É utilizado para produção de componentes automóveis, máquinas agrícolas, equipamentos industriais, artigos decorativos, mobiliário e obras de arte, tais como esculturas, bustos, placas de homenagem, troféus, etc.  

Processo de Fundição Por Areia Química

Moldes Em Silicone

_9280003.JPG

01

Moldes de silicone são ferramentas essenciais no mundo da escultura e reprodução de peças.

Permitem criar cópias precisas de esculturas, objetos decorativos e outros itens. Aqui estão algumas informações sobre moldes de silicone:

03

Os moldes de silicone são feitos a partir de um material flexível e maleável como a borracha de silicone a partir de uma escultura original em barro, gesso ou outro material equivalente como a plastilina.

02

Os moldes são usados para criar cópias das esculturas originais em cera.

04

À parte do processo de fundição por cera perdida, são usados para criar objetos decorativos, como vasos, estátuas, enfeites e outros objetos decorativos.

Acabamento do Bronze

_9280024.JPG

01

Depois da fundição dos Bronze, os nossos cinzeladores atuam sobre o Bronze ( ou alumínio, latão, etc) e com uma serie de técnicas e ferramentas.

03

O acabamento da superfície pode ter várias formas: Patine, ou deixar a cor do metal à vista.

02

As imperfeições e sujidade é retirada da superfície das esculturas e se for o caso de esculturas serem fundidas em várias partes as soldaduras são retocadas.

04

Alguns clientes preferem um polimento da superfície até esta ficar como um espelho.