top of page
  • mdfgoo

Patines em Metais


Bronze patine green

Introdução histórica


A Patine ou coloração de esculturas, objetos artísticos ou de decoração é um processo usado desde que se começaram a produzir objetos de arte ou utilitários, embora seja difícil, para no caso de objetos mais antigos apurar se a coloração foi aplicada manualmente ou a coloração se deveu com o passar do tempo.


Principalmente nas ligas não ferrosas, onde é difícil os artesãos manterem as cores originais do metal, que como no caso do bronze este vai escurecendo em questão de dias quando colocado ao ar livre, ou simplesmente pelo toque das mãos e deposito de poeiras.




Bronze antigo chinês

Bronze Antigo Chinês



Processos de aplicação e Metais


Seria extensivo colocar aqui, todos os processos de aplicação de patines, todos os materiais ferrosos e não ferrosos bem como o enorme leque de cores que se podem obter.


Até porque o tipo de aplicação de patines depende sempre do tamanho do objeto, do tipo de material e da forma de aplicação.


Por exemplo, a aplicação de uma patine “Vermelha” numa peça de joalharia, é completamente diferente da aplicação da mesma cor numa escultura para o exterior com 3 metros de altura.


A mesma fórmula química de uma patine “Verde” pode ter tonalidades diferentes numa peça com uma superfície lisa e numa escultura com textura.


Em resumo, as patines podem ser aplicadas em metais ferrosos como o Aço, Aço inoxidável ou não ferrosos como o cobre, Alumínio latão, Prata e claro o Bronze!


Existem diferentes técnicas de aplicação, como as patines por imersão a quente ou a frio, aplicação por pincel, por aerossol, por enterramento entre vários outros processos.



Patine cobertura edificios

Patine aplicada em cobertura de edifícios.


Conservação de esculturas


Depois de concluídas as patines, estas devem ser conservadas ao longo do tempo.


Todas as esculturas depois de patinadas levam uma camada de proteção, que pode ir desde vaselina, cera de abelha, ou vários tipos de verniz sintético.




As esculturas que estiverem em ambientes interiores tem tendência a conservar a sua cor original durante mais tempo, do que uma escultura que esteja no exterior exposta aos elementos atmosféricos.


De tempos a tempos deve-se proceder à limpeza das esculturas de forma a dar brilho e a limpar pequenas impurezas que podem reagir com o metal de forma a formarem manchas inestéticas na superfície.



patine cobertura edifícios cobre

Patine Aplicada em Coberturas de Edifícios.


Patines: Onde aplicar


Quando se falam em patines, nem sempre estamos a falar de esculturas em Bronze


Como já vimos acima existem diferentes tipos de metais onde podem ser aplicados.


Sendo assim, para além de esculturas as patines podem ser aplicadas em peças de joalharia, elementos de mobiliário, como mesas, cadeiras, moveis ou elementos arquitetónicos a começar por exemplo nas gárgulas e em elementos mais contemporâneos como revestimentos de fachadas de edifícios.



patine decoração banheira latão  cobre

Patine aplicada em objetos decorativos ou funcionais.


As nossas Patines


Na nossa Oficina de fundição somos capazes de aplicar vários tipos de patines com diferentes colorações, e diferentes métodos de trabalho.


Os métodos mais usado por nós são a aplicação direta de soluções químicas a quente ou a frio por meio de pincelagem ou aerossol.


Cada fundição tem as suas próprias patines e métodos de aplicação que vai desenvolvendo ao longo do tempo. Assim é quase impossível replicar patines de outros fundidores.


Até porque, na obtenção da coloração, o material base também conta bastante, pois como a patine é normalmente uma reação química sobre o Bronze (No nosso caso) diferentes ligas podem resultar em diferentes resultados.


No nosso atelier possuímos as nossas próprias receitas de patines, que resultam de uma mistura de vários produtos químicos, de pigmentos e de técnicas diferentes de aplicação originando um vasto leque de cores diferentes.


As patines são aplicadas num espaço próprio da oficina, podendo o escultor assistir á aplicação da patine sobre a sua escultura.


Para quem deseje aprender, também damos apoio para que a patine possa ser aplicada pelo próprio escultor na nossa oficina.


Muitos escultores optam por passar o dia connosco experimentando vários tipos de patines sobre a suas esculturas até ficarem satisfeitos.




patine verde castanha fachada edifícios



10 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page